CSBBF-PR2018

Mais de 3,2 mil pessoas esperam por um transplante de órgão em Minas Gerais

Fonte: Google imagens

Mais de 3,2 mil pessoas aguardam por um transplante de órgão em Minas Gerais. Enquanto isso, as doações diminuem no estado. Houve uma queda de quase 7% de janeiro a junho deste no ano em relação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o MG Transplantes.

No primeiro semestre de 2018 foram realizados mil transplantes, contra 1.075 procedimentos no período em 2017. Um dos principais motivos é a recusa da família. A cada dez órgãos que poderiam ser transplantados, quatro deixam de ser doados por falta da autorização dos parentes.

De acordo com o diretor do MG Transplantes, da Fundação Hospital do Estado de Minas Gerais, Omar Lopes, a taxa de recusa familiar gira em torno de 40%. Há outros motivos que impedem a doação, como a falta de notificação de um doador em potencial por parte dos profissionais de saúde.

Quem teve a oportunidade de uma nova chance através da doação sabe da importância deste ato. É o caso da aposentada Juscilene Andrade, que recebeu um rim da sobrinha e hoje leva uma vida normal. Há 16 anos, os rins pararam de funcionar por causa de uma infeção e ela passou por dois transplantes anteriores que apresentaram problemas.

A designer de interiores Carolina da Silva perdeu recentemente um amigo em um acidente de moto. Ele teve morte cerebral, e a família doou os órgãos. Depois disso que ela decidiu pensar no assunto.

No estado, a demanda maior é por um rim. Atualmente, mais de 2,3 mil pacientes estão na fila para receber o órgão. Em seguida, 736 pessoas esperam pelo transplante de córnea. Cerca de 50 precisam de pâncreas e rins ao mesmo tempo e 35 esperam por um fígado, segundo o MG Transplantes.

Ainda segundo a direção do MG Transplantes, não existe mais lei que obriga o paciente a deixar escrito se é doador de órgãos. Por isso, a importância de comunicar a intenção aos parentes, pois só a família vai autorizar a doação, em caso de morte.

Fonte: G1

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2018/08/01/mais-de-32-mil-pessoas-esperam-por-um-transplante-de-orgao-em-minas-gerais.ghtml

Caso não consiga fazer o download pelo botão, faça-o por aqui.

Você também vai se interessar por...