Conheça a relação entre saúde mental e doenças cardiovasculares

Atitudes simples de autocuidado com a mente podem te proteger de doenças que você nem imagina. Entenda.

Quando falamos sobre cuidar da saúde, a primeira coisa que vem à cabeça de muitas pessoas são os cuidados com a saúde física. A prática de esportes e manter uma boa alimentação são dois exemplos de cuidados que, no geral, são os mais conhecidos.

Porém, cuidar da saúde vai muito além. Tudo porque o funcionamento do corpo pode ser comparado ao de uma máquina perfeita. E, como tal, precisa de todas as suas engrenagens interligadas para funcionar em plenitude.

Nessa máquina, a saúde mental é uma peça determinante ao atuar no regulamento de hormônios, funcionamento dos órgãos e até do coração.

Relação entre doenças cardíacas e a saúde mental

O Brasil é considerado o país mais ansioso e estressado da América Latina. De acordo com a OMS, nos últimos dez anos, o número de pessoas com depressão aumentou 18,4%.

Pessoas com transtornos mentais apresentam mais chances de desenvolver problemas no coração. Os fatores responsáveis por isso são as constantes variações de humor, situações de estresse e desregulação hormonal que pacientes com transtornos sofrem no decorrer do tempo. Tudo isso afeta o funcionamento do coração e cria um ambiente favorável para o surgimento de doenças cardiovasculares.

Ao mesmo tempo, pessoas com doenças cardiovasculares também têm mais chances de desenvolver transtornos mentais como depressão e ansiedade.

Por isso, sintomas como apatia, insônia exagerada e falta de apetite não devem ser ignorados por pessoas próximas desses pacientes.

É muito importante ficar atento e buscar ajuda imediatamente.

Para ajudar você e toda a sua família nos cuidados com a saúde mental, a Unimed Londrina preparou um quiz especial com curiosidades e informações importantes sobre o assunto.

Com o resultado, você irá receber mais dicas, informações e orientações exclusivas para cuidar da saúde da mente e do corpo.

É uma forma interativa para você aprender e começar a cuidar 100% de si.

Leia as últimas notíciasLeia as últimas notíciasLeia as últimas notíciasLeia as últimas notíciasLeia as últimas notícias